quinta-feira, outubro 26, 2006

Aos Pés do Mestre - DISCERNIMENTO - Parte III

Quando há um trabalho a fazer, é quando o corpo físico quer descansar, passear, comer e beber; o homem que não sabe diz a si mesmo: “Eu quero fazer essas coisas e preciso de fazê-las”. Mas o homem que sabe diz: “Quem quer não sou eu; portanto que espere um pouco”. Quando existe a oportunidade de auxiliar alguém, o corpo insinua: “Que aborrecimento me trará isso; deixemos que outro qualquer tome o meu lugar”. Porém, o homem que sabe replica-lhe: “Tu não me impedirás de praticar uma boa acção”.

O corpo é o teu animal, o cavalo que montas. Deves, portanto, tratá-lo bem, cuidar bem dele, não estafá-lo, alimentá-lo convenientemente – só com alimentos e bebidas puras – e mantê-lo sempre perfeitamente limpo, sem o menor vestígio de impureza. Pois, sem um corpo perfeitamente limpo e saudável, não podes efectuar a árdua tarefa de preparação, nem suportar os incessantes esforços no decorrer dela. Deves, porém, ser sempre tu quem o domine, e não ele que te domine.

Sem comentários: