quinta-feira, outubro 26, 2006

Aos Pés do Mestre - DISCERNIMENTO - Parte VIII

Deves também ser verdadeiro no falar, exacto e sem exageros. Nunca atribuas más intenções a outrem; somente o seu Mestre lhe conhece os pensamentos, e bem pode estar a agir por motivos que nunca penetraram a tua mente. Se ouvires uma narrativa contra alguém, não a repitas; pode não ser verdadeira e, ainda que o seja, é mais bondoso nada dizer. Pensa bem antes de falar, a fim de não caíres em inexactidões.

Sê verdadeiro na acção, nunca pretendas parecer senão aquilo que és, pois todo o fingimento constitui um obstáculo à pura luz da verdade, que deve brilhar através de ti como a luz do Sol através de um vidro transparente.

Precisas de discernir entre o altruísmo e o egoísmo; este último reveste muitas formas e, quando pensas tê-lo finalmente morto numa delas, surge noutra tão forte como sempre. Porém, o pensamento de auxiliar os outros encher-te-á gradualmente de tal modo que não haverá lugar nem tempo para pensares em ti próprio.

Deves ainda utilizar o discernimento de outra forma: aprende a distinguir Deus, que está em todos e em tudo, por pior que seja a sua aparência exterior. Podes ajudar o teu irmão pelo que tens em comum com ele – a Vida Divina. Aprende a despertar nele essa Vida, aprende a invocá-la nele, assim o salvarás do mal.

Sem comentários: